Equipe do TRE-PE realiza audiência pública da biometria em Granito

Equipe do TRE-PE realiza audiência pública da biometria em Granito

Equipe do TRE-PE realiza audiência pública da biometria em Granito

A aproximadamente um ano das eleições gerais de 2018, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) intensifica as ações para estimular os eleitores a fazerem o recadastramento biométrico. A Caravana da Biometria chegou ao Sertão do Araripe. Nesta quinta-feira (05/10), o desembargador José Raimundo Santos da Costa participou de uma audiência pública em Granito, cujos eleitores só poderão votar no próximo ano se fizerem o recadastramento.

Durante o encontro, que lotou o auditório da Secretaria municipal de Educação, o desembargador explicou e destacou a importância do processo de biometria. “Nossos representantes são escolhidos por nós através do voto, que é a instituição mais importante da democracia. Os eleitos devem representar a vontade de quem os elegeu. A biometria impede que este processo seja burlado, impede a fraude e garante a lisura das eleições”, disse dr. José Raimundo, que completou: “Os órgãos da Justiça Eleitoral vêm buscando modernizar todos os instrumentos para impedir fraudes e garantir a democracia.”

Além do desembargador, integraram a mesa na audiência pública o prefeito João Bosco Lacerda de Alencar, o juiz eleitoral da 80ª Zona, Diógenes Lemos Calheiros e o representante da Câmara de Dirigentes Lojistas local, Sérgio Peixoto Xavier. Todos frisaram a importância do recadastramento biométrico, tiraram dúvidas e conclamaram a população a não deixar o processo para última hora.

Até agora, o TRE-PE já realizou a biometria de 72,82% dos eleitores de Granito. Ainda faltam 1.723 pessoas se recadastrarem. O prazo se encerra em 3 de novembro próximo. Independentemente do município, o recadastramento biométrico é feito de forma gratuita. O eleitor que não participar do processo poderá sofrer restrições no CPF, perder benefícios de programas sociais como o Bolsa Família, deixar de obter matrículas em instituições de ensino, ser impedido de tomar posse em cargo público, deixar de obter ou renovar passaportes, entre outros impedimentos.

As ações da Caravana continuam nesta sexta. Em Bodocó, a audiência pública será realizada, às 8h30, no Fórum, localizado na Rua Teodósio Leandro Horas, s/n, Centro. Em Verdejante, o evento ocorrerá às 15h30, na Câmara Municipal, localizada na Avenida David Jacinto.
Antes da audiência pública em Granito, durante toda manhã desta quinta-feira, Eduardo Lucas, servidor do TRE-PE responsável pelo processo biométrico, divulgou as ações, deu entrevistas em rádios do Araripe e esclareceu dúvidas da população.

 

Fonte: TRE-PE